. Apenas um curso com tudo o que você precisa. Quer se tornar um programador, entrar no mercado de trabalho ou desenvolver softwares autorais? Aprenda neste curso completo de Python e Kivy desde a lógica da programação, orientação a objetos, banco de dados até o desenvolvimento de aplicações profissionais para desktop e/ou dispositivos móveis — Android, iOS, Windows, Linux e MacOSX — e sua comercialização em lojas de apps: AppStore e GooglePlay. Por ser destinado tanto para quem quer aprender uma nova linguagem ou mesmo as bases da programação, quanto para quem deseja se tornar um profissional da área, através de uma didática clara e objetiva, o curso ensina: INICIANTE
. Apenas um curso com tudo o que você precisa. Quer se tornar um programador, entrar no mercado de trabalho ou desenvolver softwares autorais? Aprenda neste curso completo de Python e Kivy desde a lógica da programação, orientação a objetos, banco de dados até o desenvolvimento de aplicações profissionais para desktop e/ou dispositivos móveis — Android, iOS, Windows, Linux e MacOSX — e sua comercialização em lojas de apps: AppStore e GooglePlay. Por ser destinado tanto para quem quer aprender uma nova linguagem ou mesmo as bases da programação, quanto para quem deseja se tornar um profissional da área, através de uma didática clara e objetiva, o curso ensina: INICIANTE
Fundamentos Iniciais;
Conceitos Básicos;
Lógica da Programação;
Linguagem Python em sua versão 3x.
INTERMEDIÁRIO
Orientação a objetos;
Estudo de Algoritmos;
Desenvolvimento modular;
Padrões de projetos.
Através de aulas amplamente ilustradas, que apresentam a teoria e a prática por meio de exemplos e códigos simples e eficazes, ao longo dos estudos também serão construídas pequenas aplicações de aprofundamento e em sua conclusão será desenvolvido um aplicativo profissional, constituído de cadastros e funcionalidades, compartilhamento automático de dados entre dispositivos e plataformas, recursos de disco, uso de periféricos, etc.Tudo isto com apenas um único código e executáveis nativos. Portanto, este curso foi projetado para quem deseja conhecer os fundamentos da programação desde a sua lógica, para quem deseja aprender Python, uma linguagem simples, que disponibiliza milhares de pacotes e ampla documentação, bem como para quem deseja desenvolver aplicativos profissionais por meio de diversas tecnologias e através do Kivy, um framework multiplataforma, rápido, estável e gratuito. Se este é um dos seus objetivos, desde já seja muito bem-vindo.
Nesta aula, estudaremos as razões pelas quais devemos utilizar ambientes virtuais no desenvolvimento com Python. Para isto, estudaremos o que é um ambiente virtual e veremos dois casos comuns em que o uso de ambientes virtuais é altamente necessário, para não dizer, obrigatório.
Nesta aula, aprenderemos um pouco sobre a plataforma Udemy e alguns detalhes importantes de conhecermos.
Nesta aula, são apresentadas algumas notas importantes referentes as instalações do Python nos diversos sistemas operacionais.
Nesta aula, estudaremos como será o nosso ambiente de desenvolvimento. Em seguida, baixaremos a versão do Python que utilizaremos. Por fim, criaremos os dois ambientes virtuais que são necessários para o bom estudo deste curso.
Nesta aula, focaremos na instalação da biblioteca Kivy. Veremos quais as dependência do projeto que devem ser instaladas e o que desempenha cada um dos pacotes.
Nesta aula, estudaremos como instalar o PyCharm e como configurá-lo para o desenvolvimento de aplicações com Kivy. Instalaremos o suporte a linguagem e aprenderemos como alternar entre ambientes virtuais, ou seja, como podemos definir qual ambiente virtual deve ser executado por padrão na nossa aplicação.
Nesta aula teremos uma visão geral de como faremos a construção do ambiente de trabalho no Ubuntu.
Nesta aula, criaremos os ambientes virtuais para que possamos instalar o Python, tanto a versão 2.7 como também a última versão, o Python 3.
Nesta aula, instalaremos o PyCharm no Ubuntu, a IDE que utilizaremos durante todo o curso para programação em Python. Em seguida, criaremos o projeto deste curso e adicionaremos os dois ambientes virtuais criados na aula anterior.
Nesta aula, iniciaremos o estudo de como construir o ambiente de desenvolvimento no Mac OSX. Essa é uma aula introdutória, nos próximos vídeos será demonstrado quais pacotes e programas teremos que baixar e instalar.
Nesta aula, criaremos os dois ambientes virtuais com o Anaconda. Em seguida, instalaremos as dependências. Por fim, instalaremos a biblioteca Kivy em cada ambiente.
Nesta aula, instalaremos o PyCharm no MacOSX, a IDE que utilizaremos durante todo o curso para programação em Python. Em seguida, criaremos o projeto deste curso e adicionaremos os dois ambientes virtuais criados na aula anterior.
Nesta aula, criaremos os dois ambientes virtuais no Windows e faremos de forma simples a instalação da biblioteca Kivy em ambos.
Nesta aula, será ensinado como fazer a instalação no Linux (Ubuntu). Porém, iremos fazer a instalação na versão do Python que é utilizada pelo próprio SO. Trata-se de uma má prática de trabalho que deve APENAS ser optada caso não se obtenha sucesso na instalação do Anaconda e na criação dos ambientes virtuais.
Nesta aula, aprenderemos a utilizar o IDLE, o ambiente interativo de desenvolvimento e testes de funções Python. Aprenderemos como personalizar o nosso ambiente e também as principais teclas de atalho para uma rápida avaliação e uso.
Nesta aula, criaremos um primeiro projeto no PyCharm e aprenderemos como executar um simples código Python. Também criaremos um arquivo de extensão *.py que irá armazenar nosso código Python.
Nesta aula, estudaremos como adicionar um comentário a um código num programa Python. Aprenderemos a adicionar comentários simples e também comentários de várias linhas.
Nesta aula, estudaremos o que é indentação e como utilizá-la em um programa Python.
Nesta aula, iniciaremos o estudo das variáveis, seu sistema de nomenclatura, a forma de declarar e como o Python trata as variáveis. Também teremos uma introdução ao uso e a declaração de novas variáveis.
Nesta aula, continuaremos o estudo sobre as variáveis.
Nesta aula, aprenderemos a nomenclatura de variáveis, quais caracteres o Python permite, como declarar e utilizar quantas variáveis forem necessárias.
Nesta aula, teremos uma introdução à manipulação de dados com o Python. Veremos também o fluxo de entrada e saída de informações.
Nesta aula, estudaremos o tipo de dado numérico que possui casas decimais, também chamado de valores com ponto flutuante.
Nesta aula, estudaremos a entrada de dados com Python. Aprenderemos a trabalhar com a função input e veremos como imprimir dados com a função print.
Nesta aula, teremos uma introdução ao sistema de operações matemáticas e quais operadores que a linguagem Python fornece para a construção de expressões matemáticas.
Nesta aula, aprenderemos como obter o módulo da divisão. Veremos como utilizar o operador de % e qual o seu significado.
Nesta aula, estudaremos como obter de um determinado número, em Python, a potenciação (elevar um número a outro) e a radiciação (raíz de um número).
Nesta aula, iniciaremos o estudo a respeito dos operadores relacionais. Ou seja, os operadores que determinam a relação entre duas ou mais expressões.
Cada questão possui uma única alternativa correta, assinale-a.
Primeira lista contendo exercícios práticos que deverão ser resolvidos pelos alunos.
Nesta aula, iniciaremos o estudo da IDE de desenvolvimento de Software PyCharm projetada para o desenvolvimento com a linguagem Python. Teremos uma visão geral das várias partes que formam o editor, suas views, seus menus, seções e demais.
Nesta aula, estudaremos as Views do PyCharm em detalhes. Aprenderemos as teclas de atalho para chamar cada View e também como o sistema de teclas numéricas está definido.
Nesta aula, aprenderemos a pesquisar e instalar plugins no PyCharm. Na página da JetBrains, acessaremos a lista com todos os plugins disponíveis que podem ser instalados em nossa IDE.
Nesta aula, aprenderemos as configurações e entenderemos como a IDE PyCharm trabalha com ambientes virtuais.
Nesta aula, teremos uma introdução do funcionamento da depuração e as possibilidades que essa técnica nos proporciona. Analisaremos as principais ferramentas de depuração do PyCharm e teremos uma visão geral do funcionamento de cada uma.
Nesta aula, vamos inspecionar o ambiente de desenvolvimento no modo de depuração e aprenderemos como visualizar as variáveis contidas em contextos ou em frames isolados. Veremos também a pilha de funções declaradas e o seu funcionamento.
Nesta aula, aprenderemos a utilizar as principais teclas de atalho da IDE PyCharm dedicadas à depuração de códigos.
Obs.: as demais teclas de atalho do editor serão estudadas em aula futura.
Nesta aula, estudaremos o funcionamento dos Breakpoints Condicionais, uma forma de adicionarmos uma interrupção na depuração de um determinado código quando se deseja verificar uma determinada condição. Esta é uma técnica avançada de depuração muito utilizada em situações cuja a execução de todo o código se torna consideravelmente lenta ou mesmo desnecessária.
Nesta aula, aprenderemos sobre as exceções e as respectivas Tracebacks. Aprenderemos a identificar e concertar problemas em nosso código. Em caso de não solucionar-los, aprenderemos a pesquisar na internet soluções que resolvam o problema apresentado.
Nesta aula, iniciaremos o estudo da tomada de decisão. Aprenderemos como verificar uma condição e de acordo com o valor apresentado, se irá decidir o caminho que nosso programa deve tomar.
Nessa aula, continuaremos o estudo sobre a tomada de decisão. Aprenderemos mais sobre a instrução if, que nos permite verificar expressões e, em seguida, decidir o que nosso programa deve fazer.
Nesta aula, estudaremos os operadores compostos, que são formados pela junção de dois ou mais operadores, por exemplo: += e -=.
Nesta aula, estudaremos os operadores relacionais. Através de exemplos, veremos na prática a sua utilização e entenderemos melhor o uso destas ferramentas.
Nesta aula, estudaremos os operadores lógicos, também chamados de operadores de ligação, por serem capazes de ligar duas ou mais expressões.
Nesta aula, iniciaremos o estudo dos blocos de instrução ou blocos de código. Aprenderemos como os blocos funcionam, o que são as regras de escopo de bloco, e muito mais.
Nesta aula, continuaremos o estudo dos blocos de instrução. Agora, analisaremos algumas situações comuns que acontecem quando estamos desenvolvendo sistemas.
Nesta aula, aprenderemos mais sobre os blocos de instrução. Veremos exemplos práticos do funcionamento destas estruturas e também algumas peculiaridades relacionadas aos blocos.
Cada questão possui uma única alternativa correta.
Nesta aula, estudaremos o escopo, ou seja, a visibilidades dos membros, variáveis, funções, classes e todo objeto declarado em nosso código.
Nesta aula, estudaremos os operadores de atribuição, ou seja, os operadores que utilizamos para vincular um valor a uma variável.
Nesta aula, continuaremos o estudo dos operadores no Python. Veremos vários exemplos utilizando os operadores estudados nas aulas anteriores.
Nesta aula, estudaremos as formas que o Python disponibiliza para atribuirmos vários valores a várias variáveis numa mesma expressão.
Nesta aula, estudaremos a Atribuição Condicional, comumente chamada de Operador Ternário. O Python disponibiliza uma estrutura super elegante para escolhermos uma dentre duas opções.
Nesta aula, iniciaremos o estudo dos laços de repetição, também chamados de iteradores ou loopings. Faremos um exemplo que demonstrará como utilizar esta que é uma das principais ferramentas de todas as linguagens de programação.
Nesta aula, continuaremos o estudo dos iteradores. Esta será uma aula introdutória na qual conheceremos o conceito de iterar, ou seja, percorrer todos os elementos contidos numa determinada estrutura de dados.
Nesta aula, aprenderemos a estrutura de repetição while, a estrutura enquanto. Também faremos um exemplo que demonstrará como utilizá-la, quais as suas vantagens e características.
Nesta aula, estudaremos a estrutura de repetição for, o principal laço de repetição e o mais utilizado por todas as linguagens de programação, inclusive o Python. Também será feito um exemplo que demonstrará a utilização deste iterador.
Nesta aula, será estudada a função range(), a função que retorna uma estrutura que contém uma sequência numérica e que pode ser facilmente convertida para uma lista.
Nesta aula, aprenderemos a estreita relação entre a função range() e a estrutura de repetição for. Ainda que ambas estruturas estejam implementadas separadamente, na maior parte das vezes, utilizaremos a função junto com o laço de repetição for.
Nesta aula, estudaremos a keywords (palavra-reservada da linguagem Python): break. Esta é uma instrução intimamente ligada as estruturas de repetição.
Nesta aula, estudaremos a estrutura de repetição continue, uma instrução bastante semelhante a instrução break, mas com uma peculiaridade que a torna única.
Nesta aula, iniciaremos o estudo das listas, a principal estrutura de dados utilizada na construção de qualquer software. No Python, as listas vem implementadas junto a sintaxe da linguagem, que a torna muito poderosa e fácil de utilizar.
Nesta aula, estudaremos as várias estruturas de dados, tais como: listas, pilhas, array, set, conjunto e etc. Neste momento, teremos uma visão teórica de cada estrutura e em aulas futuras estudaremos na prática cada um dos conceitos apresentados.
Nesta aula, continuaremos o estudo da estrutura de dados lista. Aprenderemos as várias funções e propriedades implementadas na classe list, incluindo um exemplo prático sobre o conteúdo apresentado.
Nesta aula, seguiremos aprendendo sobre as listas. Estudaremos mais sobre suas funções e propriedades. Por fim, realizaremos mais um exemplo prático dos conceitos apresentados.
Nesta aula, continuaremos os estudos das funções e propriedades da classe list. Por fim, realizaremos outro exemplo prático mais para aprimorar o aprendizado do conteúdo.
Nesta aula, estudaremos a iteração de listas. Aprenderemos a utilizar os laços de repetição para percorrermos todos os elementos contidos numa estrutura de dados da classe list.
Nesta aula, aprenderemos a fatiar listas. Estudaremos como extrair partes de uma lista e, assim, formar uma sublista a partir da principal.
Nesta aula, estudaremos os principais conceitos na utilização de listas: inclusão, alteração e remoção de elementos. Para isto, faremos um exemplo prático que demonstrará como utilizar as funções de adição, alteração e remoção de itens.
Nesta aula, aprenderemos como funciona o ordenamento de elementos em uma lista, seus sistemas de ordenamento padrão e como utilizá-los. Faremos exemplos que demonstram como inverter listas e também como reverter a inversão.
Nesta aula, aprenderemos a extrair a quantidade desejada de elementos contidos numa estrutura de tipo list. Estudaremos como o Python manipula essas estruturas de dados e como devemos utilizar as funções que retornam a quantidade de elementos contidos numa determinada estrutura.
Nesta aula, iniciaremos o nosso estudo sobre as Tuplas, estruturas semelhantes as listas, mas que possuem características distintas que a tornam essenciais para a linguagem.
Nesta aula, aprenderemos a trabalhar com os operadores in e not in. Realizaremos vários exemplos que demonstram como obter o máximo desses operadores.
Nesta aula, faremos um exemplo que demonstrará a utilização dos operadores and, or, in e not in. O objetivo será explorar mais e aprender alguns truques e dicas que podemos utilizar quando tivermos vários elementos que precisam ser verificados se estão contidos numa determinada lista.
Nesta aula, teremos uma introdução sobre as Strings, a principal estrutura para a manipulação de cadeias de caracteres, ou seja, a manipulação de textos.
Nesta aula, estudaremos como extrair partes de uma String. A forma de fatiar, obter determinados caracteres contidos em textos.
Nesta aula, aprenderemos a comparar dois pedaços de textos distintos e obter, assim, a relação existentes entre as duas partes da expressão.
Nesta aula, aprenderemos as propriedades envolvidas com a estrutura de dados String. Por fim, faremos um exemplo demonstrando como explorar essas propriedades e manipular cadeias de caracteres.
Nesta aula, aprenderemos a iterar cadeias de caracteres. Estudaremos como fazer um laço de repetição, um looping que percorra todos os caracteres contidos numa String.
Nesta aula, começaremos a estudar os dicionários, uma das principais estruturas de dados fornecidas nativamente pela linguagem Python.
Nesta aula, aprenderemos a trabalhar na prática com os dicionários. Construiremos uma simples aplicação que demonstre o funcionamento dessa estrutura de dados.
OpenCourser helps millions of learners each year. People visit us to learn workspace skills, ace their exams, and nurture their curiosity.
Our extensive catalog contains over 50,000 courses and twice as many books. Browse by search, by topic, or even by career interests. We'll match you to the right resources quickly.
Find this site helpful? Tell a friend about us.
We're supported by our community of learners. When you purchase or subscribe to courses and programs or purchase books, we may earn a commission from our partners.
Your purchases help us maintain our catalog and keep our servers humming without ads.
Thank you for supporting OpenCourser.