Conceitos Centrais
Neste módulo, veremos quatro conceitos. As exportações representam uma excelente oportunidade para o crescimento dos negócios e a eliminação da dependência apenas do mercado interna, entrada de moeda estrangeira e desenvolvimento à partir do conhecimento adquirido e implementado para atuar em novos mercados. As importações representam oportunidade para a entrada de produtos estrangeiros, representando oportunidades para a implantação de novas tecnologias e a compra de materiais que não existem no mercado interno. O objetivo da classificação fiscal é compreender a importância da classificação fiscal de mercadorias no comércio internacional, além de analisar exemplos e aprender os conceitos centrais para a classificação dos seus produtos. Por fim, a escolha de mercados é uma etapa essencial para a definição das ações que devem ser implementadas para a internacionalização de uma empresa. Analisar oportunidades e conceitos teóricos devem auxiliar na tomada desta decisão estratégica.
Medidas Protecionistas
Neste módulo, veremos quatro conceitos. As tarifas representam mecanismos de controle a serem implementados por parte dos governos, seja para favorecer a entrada de produtos estrangeiros ou para restringir esta prática. Além das tarifas, os governos podem adotar outros mecanismos para facilitar ou restringir o acesso ao seu mercado. Nesse sentido, existem diversas barreiras não-tarifárias que devem ser utilizadas em função do que se pretende em cada situação. O Certificado de Origem garante o acesso de mercadorias produzidas dentro de um país que faz parte de um bloco econômico, facilitando sua comercialização a partir da isenção de impostos. Trata-se de um recurso útil e benéfico para o país exportador, como também para o país que consegue importar com custos mais competitivos para sua população. Já as licenças são exigidas em situações de necessidade de averiguação por parte de órgãos anuentes, como também em situações onde há necessidade de processos específicos em função da natureza da operação ou do tipo da mercadoria.
Internacionalização
Neste módulo, veremos quatro conceitos. A exportação indireta é a primeira modalidade apresentada na teoria da Escola de Uppsala, representando a forma mais fácil para a comercialização dos seus produtos em outro país. Os participantes da aula terão condições de mapear as vantagens e riscos deste tipo de operação. A exportação direta é uma evolução natural para as empresas que atuam no comércio internacional, representando autonomia e poder centralizado no momento das negociações, bem como na gestão dos embarques. Conhecer suas regras e facilidades, é uma missão essencial para quem atua no comércio internacional. Além das formas tradicionais de exportação, diversas outras possibilidades podem ser adotadas para a entrada em outros mercados. Nesse sentido, os empresários e profissionais que atuam na área internacional devem conhecer tais possibilidades a fim de encontrar a forma mais adequada para cada tipo de negociação ou parceria. Por fim, o Investimento Direto no Exterior (IDE) representa uma decisão de permanência em outro mercado, incluindo a produção in loco. Nessa modalidade, riscos devem ser mapeados à luz das vantagens a serem obtidas. Questões logísticas, tributárias, sociais e de diversas outras naturezas, ajudarão na tomada desta decisão